sábado, 4 de junho de 2011

Juventude sisaleira ganha espaço na internet para divulgar suas ações

A juventude do Território do Sisal ganhou um espaço na internet específico para expor suas ações. O blog Alô Sisal (www.alosisal.blogspot.com), de autoria do estudante de jornalismo, Josevaldo Campos, tem o objetivo de divulgar as experiências de comunicação desenvolvidas pelos jovens da região, e proporcionar a multiplicação destas iniciativas.

Segundo o responsável pelo trabalho, a ideia de fazer o blog surgiu a partir da ausência de um canal de informação específico para a juventude e que conseguisse divulgar as iniciativas para fora dos municípios onde estas ações acontecem. “A região tem uma juventude articulada, que é referência internacional de protagonismo, e que desenvolve projetos que podem servir de experiência para outros estados e países. Através de uma rede de contatos que está sendo criada, estas iniciativas vitoriosas serão divulgadas no mundo todo, o que ampliará, inclusive, as possibilidades de financiamento de novos projetos”, explica Josevaldo.

Com apenas dois meses no ar, o novo canal de informação já é acessado em países como Estados Unidos, Alemanha e Rússia, resultado, inclusive, de divulgação nas redes sociais disponíveis. O blog reúne textos curtos e de fácil leitura, mesclados com vídeos e fotos. “A ideia é que a partir do segundo semestre os Coletivos de Jovens da região sisaleira assumam a gestão desse espaço, e ampliem o foco das postagens para além das experiências de comunicação”, acrescenta o responsável.

O blog foi criado para ser apresentado como trabalho de conclusão do curso de jornalismo, mas nasce com uma proposta muito mais abrangente e ousada. O autor do trabalho, Josevaldo Campos, 24, nasceu na cidade de Lamarão (BA), que pertence ao território sisaleiro, e desde 1994 mora em Salvador, mas nunca perdeu o vínculo com a região, para onde, agora, foca seu trabalho acadêmico como forma de contribuição. Ele atua junto com os Coletivos de Jovens de municípios como Tucano, Euclides da Cunha, Retirolândia, Valente e Santaluz, dentre outros.

Fonte: Divulgação