sábado, 19 de dezembro de 2015

Jovens querem curso técnico em enfermagem e agropecuária no IFBA de Euclides da Cunha


Representantes dos Coletivos de Jovens de Euclides da Cunha (Cojec), Tucano (Coaj) e Quijingue (CMJQ) se reuniram na tarde desta sexta-feira (18) com o diretor do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) de Euclides da Cunha, Antonio Adolfo Mendes, para entregar um documento onde o grupo formaliza à reitoria uma proposta de criação dos cursos técnico em agropecuária e técnico em enfermagem para serem ofertados no local.



Atualmente, o campus oferece formação técnica em edificações e informática. Segundo os jovens, mesmo havendo demanda para estas modalidades, os cursos não representam a realidade do município nem da região bem como o desejo da juventude, público alvo principal da instituição. “O município de Euclides da Cunha possui sua maior economia baseada na atividade agropecuária e possui uma população de mais de 26 mil jovens, o que corresponde a 46% do número total de habitantes. Além disso, em todos os encontros oficiais de juventude e de juventude rural, a proposta de disponibilização de cursos técnicos nestas duas áreas [agropecuária e enfermagem] específicas é, sem exceção, sempre aprovada por unanimidade. Entretanto, para os cursos já aprovados para Euclides da Cunha, o Coletivo Regional, que participa de todos estes encontros democráticos de diálogo, não possui registro de reivindicação nem de aprovação para os mesmos”, aponta o documento.

Durante a reunião, os jovens falaram sobre a criação da Lei de ATER, que instituiu a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER) e a recente Chamada Pública para execução do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PRONATER, medidas que têm estimulado a abertura de vagas de trabalho e de geração de renda para jovens com formação técnica em agropecuária. “O curso técnico oferece respostas ao mercado em menor tempo que a graduação regular, o que desperta o interesse da maior parte dos jovens, pois muitos são agricultores rurais em atividade, e preenche com maior prontidão e menor tempo a oferta de vagas de trabalho em toda a região”, diz o documento.

Em relação ao curso técnico em enfermagem proposto, o grupo explicou para o diretor que atualmente diversos jovens dos três municípios são obrigados a arcar com o pagamento de mensalidades em uma instituição privada, mesmo sem terem condições. “Os esforços para manterem as parcelas em dia, para aqueles que conseguem, são sobrenaturais e todos nutrem a esperança de que o IFBA possa disponibilizar um curso gratuito na área”, explicam.



Para o diretor, a reivindicação dos Coletivos de Jovens é oportuna, principalmente frente à possibilidade de Euclides da Cunha sediar um curso de medicina, o que demandaria profissionais também na área de enfermagem, mas alertou sobre as dificuldades de se instalar qualquer um dos dois cursos, especialmente pela necessidade de bons laboratórios.

Segundo Adolfo, em janeiro de 2016 deve acontecer uma segunda audiência para tratar dos cursos em andamento. Os Coletivos de Jovens dos três municípios já informaram que participarão do encontro e que mobilizarão a juventude para lutar pela implantação dos cursos técnicos em enfermagem e em agropecuária. “Um investimento de tamanha importância como é o campus do IFBA em Euclides da Cunha não pode deixar a desejar justamente naquilo que é a essência da instituição, de promover formação técnica de qualidade e condizente com a realidade local e regional. Temos a convicta certeza de que esta demanda será devidamente analisada e encaminhada a quem mais é de direito, a fim de garantir que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia campus Euclides da Cunha possa futuramente representar na história da região um grande ícone fomentador do desenvolvimento social e econômico dos cidadãos pertencentes às cidades beneficiadas, e cumprindo, assim, o que está previsto na missão da Instituição”, complementa a carta.

O documento será encaminhado pela diretoria do IFBA ao reitor Prof. Renato da Anunciação Filho. Na oportunidade, os jovens informaram que também realizarão uma pesquisa de satisfação com os estudantes acerca dos cursos hoje ofertados e farão um abaixo-assinado nos três municípios para endossar a reivindicação.



Ao término da reunião, os jovens fizeram um passeio de reconhecimento pelas instalações do campus a convite do diretor.

Os Coletivos de Jovens de Euclides da Cunha, Tucano e Quijingue integram o Coletivo Regional de Juventude e Participação Social (CRJPS), entidade sem fins lucrativos, formada e gerida por jovens de quatro territórios de Identidade da Bahia e que tem por missão contribuir com o processo permanente de organização social da juventude, com vistas à sua inserção econômica, cultural, política e socioambiental.

Josevaldo Campos






terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Coletivo de Jovens promove coleta de lixo e conscientização ambiental em cachoeira da cidade

O Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha (Cojec) recolheu durante a manhã deste domingo (13) uma quantidade inacreditável de lixo que foi jogado por visitantes em toda a área da Cachoeirinha da Queimada do Raso, em Euclides da Cunha.

A ação contou com a participação de 25 jovens, a maior parte integrante do Cojec, além de moradores e visitantes que abraçaram a ideia e colocaram a mão na massa, ou melhor, no lixo.



Recém-chegada no Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha, Emily Almeida, 16, experimentou sua primeira ação prática e afirmou ter gostado do que viu, e, principalmente, do que ela pôde fazer pela natureza. “É realmente interessante, é realmente motivador você fazer uma ação como essa, porque nem todas as pessoas que chegam e jogam o lixo aqui voltam para pegar, então esta ação que estamos fazendo agora espero que seja resultante, que continue não só a gente vindo aqui para limpar, mas que as pessoas que jogarem seus lixos se conscientizem e levem ele embora”, disse a jovem.


Além de recolher o lixo que desequilibrava a beleza do local, os jovens plantaram mudas de árvores nativas da caatinga, colocaram placas com mensagens sobre preservação ambiental e instalaram duas lixeiras produzidas com pneus. Quando o grupo chegou ao local, seu Ademir dos Santos Costa, 47, lançou olhares curiosos para toda aquela movimentação. Minutos depois, ele já estava com um saco na mão e contribuindo com a ação. “Quando chego de São Paulo é o primeiro lugar que venho visitar para ‘dar uma refrescada’. A ação deu outro visual no local”, avaliou.


Vitor Silva tem 15 anos e é filho de seu Ademir. Assim como o pai, ele também se sensibilizou com a atitude dos jovens e se juntou ao grupo. “É bom ajudar a natureza e preservar o meio ambiente, porque muitas matas tão morrendo aí por causa disso. Achei bacana, legal”, elogiou.



Para o Cojec, as palavras do pequeno Vitor exemplificam com precisão o objetivo da ação ambiental naquele espaço: provocar na sociedade o espírito de preservação e de respeito com o meio ambiente. “Só de você vê esse local aqui como ele estava antes da gente chegar para agora, a atmosfera daqui já é outra. Vocês podem observar que não tem mais lixo aqui ao redor. Essa é uma questão educativa. Parabéns pela atitude de vocês, que isso cresça e que vire um hábito”, disse Regis Cabral Mendonça, técnico agropecuária que participou da ação depois que ficou sabendo pelo Facebook.


Josevaldo Campos, jornalista, membro do Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha (Cojec).


segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Jovens de Euclides da Cunha farão ação ambiental na Cachoeirinha da Queimada do Raso

No próximo domingo, dia 13 de dezembro, um grupo de jovens de Euclides da Cunha abrirá mão de acordar mais tarde, desfrutar de uma manhã de domingo e lazer com a família ou entre amigos para realizar uma ação ambiental na Cachoeirinha da Queimada do Raso, local distante 09 km do centro da cidade.

Os jovens fazem parte do Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha (Cojec), grupo organizado e que integra o Coletivo Regional de Juventude e Participação Social (CRJPS). No local, o grupo vai recolher o lixo que foi deixado pelos visitantes, inserir lixeiras produzidas com pneus e fixar placas com mensagens educativas pedindo à população que preserve o espaço.

Com beleza deslumbrante, a Cahoeirinha, como é popularmente conhecida, é cercada por vegetação nativa e formações rochosas e fica localizada em uma propriedade particular. Os jovens sairão da Praça da Juventude às 5h30 de bicicleta e com destino ao local da ação. A intervenção é aberta para quem quiser acompanhar e é a primeira que os jovens realizarão na cidade para incentivar a preservação ambiental.

A ação conta também com o apoio da Comac, Material de Construção Senhor do Bonfim e ConstruShop, que contribuíram com a doação de tintas e madeiras para confecção das lixeiras e placas, além do Barbosa Pneus e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Euclides da Cunha.



Se você tiver interesse em apoiar as iniciativas do Cojec ou receber mais informações, envie um e-mail para cojec.crjps@gmail.com. Curta também nossa página no Facebook (www.facebook.com/cojec).

CRJPS – O Coletivo Regional de Juventude e Participação Social é uma entidade sem fins lucrativos, formada e gerida por jovens de quatro territórios de Identidade da Bahia e que tem por missão contribuir com o processo permanente de organização social da juventude, com vistas à sua inserção econômica, cultural, política e socioambiental.

COJEC – Formado em 2008, o Coletivo de Jovens de Euclides da Cunha reúne jovens de diversas agremiações, comprometidos com o desenvolvimento social da cidade, promoção da cidadania e o empoderamento da própria juventude.

Josevaldo Campos