segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Euclides da Cunha é uma jovem e mulher


Tomou posse na manhã desta segunda-feira (04) a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Euclides da Cunha (STTR), a jovem Elaine Silva. É a primeira vez na história da entidade que uma mulher e jovem assume o cargo.

Durante a sua fala, a presidente agradeceu cada associado que foi até a sede do sindicato para votar nela e disse que pretende fortalecer ainda mais o trabalho de base realizado pelo sindicato com os agricultores e agricultoras rurais. “O que eu puder fazer, fortalecer e defender a nossa categoria eu vou fazer, e eu digo a nossa categoria porque sou trabalhadora rural e sou da agricultura igual a vocês. Muito obrigada. Garanto a vocês que vou fazer valer a confiança que vocês me deram”, disse a jovem.

Com apenas 27 anos e moradora da comunidade Fazenda Mata, Elaine é associada ao STTR desde 2008 e, a partir de 2012, assumiu o cargo de secretária de mulheres. Casada e mãe de uma menina, ela também integra, desde 2008, o quadro de jovens do Coletivo Regional de Juventude e Participação Social (CRJPS), na base de Euclides da Cunha.



Para o coordenador geral do CRJPS, Dailson Andrade, a ascensão da jovem representa um momento importantíssimo na luta pelo empoderamento da juventude e possui uma simbologia muito forte para as mulheres. “Ver uma jovem trabalhadora rural, negra, daqui e mãe de família, porque Elaine podia entrar nas estatísticas de mulheres que engravidaram, ela não foi gravidez indesejada, foi gravidez planejada com seu esposo, mas ela podia entrar nas estatísticas de muitas que saem, engravidam, largam a vida, se isolam da sociedade e ficam dentro de casa sendo empregadas de seus maridos. É um símbolo Elaine ser presidente por causa disso”, avaliou Dailson.

CRJPS


Nenhum comentário:

Postar um comentário