segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Jovens do semiárido baiano participam da definição de orçamentos municipais através de ações de projeto

Jovens de 25 municípios da região semiárida da Bahia se reuniram neste sábado (28) em Valente para seminário de avaliação dos resultados e conquistas do projeto Participação Juvenil no Orçamento Municipal. Os jovens (dois de cada cidade) participaram durante 12 meses de um processo de formação política, que tinha como objetivo capacitar lideranças para atuarem ativamente dos processos orçamentários municipais, com vistas à inserção de políticas públicas para a juventude.

O resultado deste trabalho foi avaliado durante o evento, que contou com a participação de gestores públicos municipais, representantes de sindicatos rurais e da coordenadora do Comitê Estadual do Pacto pela Infância no Semiárido, Iara Farias, além da representação juvenil de cada município envolvido na formação. As principais conquistas da juventude estão relacionadas à área de educação e lazer, como a construção de bibliotecas públicas, apoio de transporte para estudantes do ensino superior, construção de quadras e ginásio de esportes.

Dos 25 municípios envolvidos diretamente no projeto, sete já conseguiram inserir no orçamento municipal reivindicações da juventude. A cidade de Capela do Alto Alegre, que além dos jovens participantes esteve representado pelo prefeito da cidade, Dr. Ney, e pelo vereador Beto, aprovou quatro emendas (R$55 mil), valor que será investido na capacitação de jovens agricultores e produção cultural local, dentre outras áreas. Já em Serrinha, os jovens garantiram a construção da Casa da Juventude Serrinhense (CAJU) e também 13 quadras esportivas na zona rural.

Para Jocivaldo Bispo, jovem egresso do Coletivo de Jovens de Antônio Cardoso e atual secretário de Agricultura do município, “o resultado do projeto é uma ação de grande relevância, porque existe um afastamento muito grande das pessoas na definição do orçamento público”. Já para Sandra Sena, integrante do Coletivo de Jovens de Capela do Alto Alegre, a participação juvenil no orçamento municipal representou muito mais que a garantia de melhorias para as pessoas. “Foi uma conquista muito grande para nós enquanto coletivo, um reconhecimento. Foi uma luta muito grande, mas graças a Deus conseguimos e chegamos até aqui”.

Dailson Andrade, jovem e coordenador do projeto, lembrou para os participantes a importância de cada um dar continuidade ao trabalho de mobilização e participação política e de multiplicar o aprendizado em cada município em que atua, como forma de potencializar a participação jovem na elaboração dos orçamentos municipais e, assim, garantir a inserção das demandas desse seguimento nas ações das prefeituras.

O prefeito de Capela do Alto Alegre, Dr Ney, ressaltou a importância das prefeituras assumirem o compromisso para tornarem realidade o que foi aprovado em orçamento nas câmaras municipais e comentou a relevância do projeto: “Foi um trabalho responsável e conseguiu mobilizar os gestores. Foi muito positivo”. O evento, que aconteceu no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Valente, foi dividido em quatro momentos: recepção dos participantes e convidados, apresentação de experiências juvenis de intervenção no orçamento municipal, balanço político-avaliativo e perspectivas do projeto, e conjuntura nacional política e plataformas das juventudes.

O Projeto participação Juvenil no Orçamento Municipal é uma realização do Coletivo Ação Juvenil de Tucano (COAJ), do Coletivo Regional Juventude e Participação Social (CRJPS) e do Movimento de Organização Comunitária (MOC), e tem o apoio da Brazil Foundation. Além das falas dos participantes, o evento contou com apresentações de teatro, hip hop e poesia.

Texto: Josevaldo Campos
Foto: Joelnir Santana

2 comentários: