sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sertão Bonito, assentamento produtivo


A ansiedade para chegar ao local é grande. A paisagem que passa lentamente por detrás do vidro do carro é muito bonita. Floresta e caatinga comungam de forma perfeita, criando um equilíbrio entre o bioma. O colorido das casas, todas organizadas em filas, dá as boas vindas a quem chega ao local. Quando descemos do veículo, as crianças olhavam fixas e curiosas com a novidade da visita. Fomos andando e, aos poucos, as crianças iam se aproximando para ver do que e de quem se tratava. Sentamos e começamos a conhecer, aos poucos, nossos novos amigos assentados. Foi assim que eu e mais um pequeno grupo de pessoas tivemos a saudosa oportunidade de conhecer o Assentamento Sertão Bonito.

Sertão Bonito fica localizado no município baiano de Piritiba, cerca de 315 km da capital, e pertence ao território Piemonte do Paraguaçu. São 40 famílias assentadas, que sobrevivem na região através da plantação de feijão, milho, mandioca (6º produtor baiano de mandioca), abóbora, dentre outros. Da lona e do perigo de viver à beira das estradas na luta pela reforma agrária, as famílias hoje vivem de forma confortável nas casas de dois e três quartos, sala, cozinha e banheiro, construídas com recursos do Governo Federal. A produção de alimentos é feita de forma coletiva, e cada família ainda dispõe de um lote de terra individual, para plantar verduras ou outro tipo de alimento não produzido pela associação.

Na propriedade, a área que é de floresta ninguém mexe. As crianças aprendem, desde cedo, a importância da preservação. Longe dos brinquedos industriais, que alimentam comportamentos violentos, elam criam seus próprios brinquedos, sempre relacionados com o contexto rural em que vivem. Perguntamos, curiosos, o que representa cada parte da fazenda montada num canto do terreiro da casa. “Essa parte é do reflorestamento”, diz o filho do presidente da associação, um garoto, embora tímido, muito inteligente e humilde.

O dia passou rápido. Precisávamos pegar a estrada de volta. Como lembrança, além das boas recordações, levamos leite de vaca, abóbora e feijão. Gostaria que todas as pessoas tivessem essa oportunidade que tivemos. Gostaria que aquelas que acreditam que assentados são bandidos pudessem perceber a dimensão da injustiça e da ignorância que praticam todos os dias. Sertão Bonito está aí para mostrar e provar a seriedade da luta pela reforma agrária, a luta dos movimentos sociais que batalham por um pedaço de terra para plantar o alimento que matará a fome. Sertão Bonito, além de belo, é produtivo e emociona todos aqueles que sonham e lutam por uma sociedade mais humana e mais igualitária.

Josevaldo Campos

2 comentários:

  1. Fiquei agora com vontade de conhecer.
    Dá até gosto de ver um trabalho como este.

    Vê se me convida. Numa dessas, vai que posso ir?

    Um forte abraço!

    Ótimo Final de Semana!

    ResponderExcluir
  2. Bonito mesmo e muito mais bonito ainda a forma de
    coletividade dos habitantes, como as crianças pensam, a
    forma sustentavel como eles trabalham, muito legal.
    Parabéns belo texto!

    ResponderExcluir