Dilma Serra |
Ao tentar se mostrarem superiores frente aos nordestinos, os paulistas, com suas encenações criminosas, reforçam o estereótipo de povo arrogante que ostentam.
Munidos de conceitos racistas e preconceitos infundados, eles vêm utilizando as redes sociais para difundir mensagens contra o povo nordestino, numa visível falta de respeito e confiança na impunidade, respaldando-se na hipótese de que a presidente eleita, Dilma Rousseff, só conseguira tal pleito devido à votação unânime nos estados da região Nordeste do país.
Estas formas de manifestação tratam-se, verdadeiramente, de atitudes racistas e inconsequentes, como a da paulista Mayara Petruso, de 21 anos, que, embora não seja a única, serve como exemplo. Ela, que é estudante de direito, embora isso não seja motivo para nenhuma ressalva honrosa diante de outro curso, publicou no seu twitter a repugnante frase: “Nordestino não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado”. Mayara pode (e deve) ser condenada, junto com outros internautas que postaram frases de mesmo cunho, por crime de racismo e incitação ao crime.
São, visivelmente, pessoas desqualificadas para fazer qualquer tipo de análise política, vide pela negligência da vitória da candidata petista em estados ditos “escolarizados” como Rio de Janeiro e Minas Gerais, e da pequena diferença de votos em relação a Serra no Espírito Santo, de apenas 1%, mesmo percentual no Rio Grande do Sul. Embora pareça desnecessário, mas pela gentileza nordestina que carrego no sangue baiano, vou reavivar a memória dos paulistas desavisados: Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo localizam-se na região Sudeste do país. Precisa dizer qual é o quarto e último estado dessa região? Rio Grande do Sul, como o próprio nome já sugere...Região Sul, para não restar dúvidas!
Será que realmente foram os nordestinos os únicos responsáveis pela vitória histórica da primeira mulher presidente do Brasil? Não, e não queremos esse mérito todo para nós. Estamos orgulhosos, sim, mas temos a humildade de reconhecer que os 26 estados e o Distrito Federal foram responsáveis por esse momento únice na história da política brasileira.
Josevaldo Campos
Como sempreo povo paulista com ar de superioridade aos nordestinos, esquecendo se eles que uma parte da população de São Paulo e composta de nordestino, que os nordestinos contribuiu nos resultos que hoje o estado de São paulo tem. Que grande migração de trabalhadores saídos das regiões rurais do Nordeste em direção às regiões urbanas no Sudeste é um fenômeno marcante na segunda metade do século XX.
ResponderExcluirHoje 18,9% dos habitantes Nordestino moram nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Recentemente as migrações regionais mais importantes ainda são a de nordestinos para as regiões Sudeste. No entanto "dona" Mayara procure mater-se informar antes de usar seus preconceitos infudados como afirma o meu amigo Josevaldo e eu também com relação ao povo nordestino. Para uma pessoa de 21 anos e para o século XXI em que estamos você é uma pessoa mente
de mente pequena de mais.
Com relação a candidata petista eleita Dilma Rousseff é realmente um marco na historia do Brasil eu min sinto leslogiadoem contribuir com esse resultado.
Muito bom o texto Josevaldo, manda ver!