segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O retorno da chuva e da esperança


A imagem da vegetação verde ressurgindo na paisagem triste, morta, cinza do sertão baiano traz de volta lembranças gostosas dos tempos das boas enchentes e da fartura das lavouras. Chuva, uma palavra carregada de esperança e, na sua própria essência escrita, reproduz o som que, nos últimos meses, era a canção que mais os baianos queriam ouvir: chuuuu....vaaaa!

Pois ela veio, finalmente, e com muita força. Há uma semana, as chuvas que caem nos quatro cantos do estado trazem alegria e esperança para agricultores e, em poucos dias, já começa a mudar a cara da paisagem semiárida. Diante de tanta felicidade, alguns moradores de municípios da Bahia ignoraram o fato de a chuva trazer alguns prejuízos, funcionando como uma verdadeira anestesia para tanto sofrimento. Nada, definitivamente (e compreensível) é mais importante do que a presença da chuva.

De Norte a Sul do estado, agricultores não perdem a esperança e, muito menos, tempo. Começam a espalhar pelas terras sementes que germinarão muito mais do que alimentos para combater a fome.

A previsão para os próximos dias é de mais chuvas. Isso qualquer sertanejo sabe identificar ao olhar para o céu. Aliás, nos últimos meses, diante da maior seca das últimas décadas, olhar para cima e rogar pela ajuda divina era muito mais agradável do que contemplar a terra seca e completamente morta.

A famosa frase de que o sertão tem de tudo que se precisa e o que faltar se inventa por pouco não chega a um novo patamar de interpretação, quando se decidiu, através do uso de aviões, “fabricar a chuva”. Não deu muito certo, por uma série de questões, inclusive de ordem natural.

E muito natural foi a forma como Ele, lá de cima, decidiu, “de uma hora para outra”, molhar as terras secas e adubar as esperanças do povo. Funcionou como, de fato, uma obra do divino. Nunca antes a chuva teve um sabor tão especial.

Josevaldo Campos

2 comentários:

  1. Fantático o texto, Joseval. Quase consegui sentir o cheiro de terra "moiada"! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Bom texto.
    Fez-me viajar por essas terras e sentir a alegria e esperança junto.
    Que Deus continue abençoando o Sertão!
    Abraços

    ResponderExcluir