domingo, 24 de outubro de 2010

A esperança do povo brasileiro tem vencido o medo de Regina Duarte

Artistas e intelectuais declaram apoio à Dilma

Esta semana fiquei feliz em ver que grandes artistas e intelectuais que admiro reconhecem publicamente a transformação que o presidente Lula tem proporcionado ao país, e a importância da garantia do projeto que dará continuidade a estes avanços. São artistas de várias modalidades cujos potencias são inquestionáveis. Escritores como Frei Beto e Leonardo Boff, que há anos colaboram através de seus trabalhos com a criação de um Brasil mais igual, configuram testemunhas inquestionáveis quando o assunto é desenvolvimento do país. Músicos como Chico Buarque, Alceu Valença, Margareth Menezes, Chico César e Gilberto Gil também estão em sintonia. Mas o que mais me chama a atenção são os inúmeros atores e atrizes da Rede Globo, que, diferentemente dos jornalistas, conseguem se libertar das grades levantadas pela emissora e declarar seu apoio político à candidata pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Dilma Rousseff.

Isso me fez lembrar, imediatamente, de dois episódios interessantes. Primeiro, a dos atores e atrizes negros (as) como Zezé Motta e Milton Gonçalves, que tiveram a coragem de denunciar para as câmeras do documentarista Joel Zito Araújo o sistema opressor e extremamente racista que ocorre dentro da televisão de maior audiência do país. Estas raras cenas estão no documentário A Negação do Brasil. Segunda lembrança: De 2002, quando a atriz Regina Duarte gravou propagando pró Serra afirmando “ter medo de que voltasse a inflação”, de que o “Brasil perdesse toda a estabilidade conquistada”. Na época, ela foi alvo de pancadaria de muitos artistas e taxada até de terrorista, como declara o escritor Gilberto Dimenstein no texto Quem tem medo de Regina Duarte? Depois da vitória nas urnas, Lula respondeu, em pronunciamento em SP: “A esperança venceu o medo” e disse que o Brasil optava naquele dia para a mudança, sem medo de ser feliz. E mudou, muito! E regina? Bem, Regina calou-se!

Mais de 100 artistas assinaram, durante o evento, um manifesto de apoio à Dilma. Foi uma cerimônia muito bonita, pra tucano nenhum botar defeito. A esperança do povo brasileiro tem vencido o medo de Regina Duarte.

“Deixa Dima me levar, Dilma leva eu, deixa Dilma me levar, Dilma leva eu...” cantou a multidão puxada pela cantora Beth Carvalho.
 
Josevaldo Campos


4 comentários:

  1. Também fiquei muito feliz e admirada em ver tantos rostos queridos apoiando Dilma Roussef. Outro destaque é o nosso querido arquiteto centenário, Oscar Niemayer...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que ainda há artistas que não se acorrentam e se alienam às idéias da vênus platinada, e por serem formadores de opinião entendem e utilizam essa ferramenta para fomentar a democracia e arraiza-la a cada dia mais na vida daqueles que ainda não a conhecem e daqueles que passaram a conhecê-la a partir do governo do Presidente Lula. Vida longa à Lula. Abraços

    ResponderExcluir
  3. È realmente muito interessante a coragem desses artistas já que o globo passa claramente de que lado está. Mais são dessas pessoas que realmente precisamos para que possamos formar pessaolmente falando pessoas mais altenticas que não fica encima do moro, que sabe de que lado está.
    Embora admire Regina como atriz realmente medo que a inflação volte? nada a ver já que isso ta tendo efeito contrário, a mudança tá clara e o Brasil vai seguir mudando.

    ResponderExcluir
  4. Mônica Coutinho27/10/10

    Confesso que queria muito ter estado lá, participando ativamente de um momento histórico como foi esse evento aí. A presença de Niemayer e de Chico Buarque, dispensa comentários. E a fala lúcida e coerente de Leonardo Boff foi outro ponto altíssimo do evento. Só não podemos esquecer que a luta pela transformação da realidade, para melhor, deve permanecer, mesmo após as eleições. E esse deve ser um compromisso de todos nós, enquanto cidadãos. A luta deve mesmo continuar!!

    ResponderExcluir