sexta-feira, 2 de abril de 2010

Bahia promove III Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação


Durante os dias 15, 16 e 17 de março, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), promoveram uma ampla discussão no âmbito da ciência, da tecnologia e da inovação, com a participação da sociedade civil, empresariado, poder público e movimentos sociais. Durante o encontro, os participantes abordaram temas como educação, meio ambiente, desenvolvimento urbano e rural e o uso de tecnologias sociais.

Com o tema Desenvolvimento Sustentável da Bahia, os participantes puderam discutir o cenário nacional e estadual de políticas públicas voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). No segundo dia de atividade, o debate esteve voltado à inserção da Bahia e do Brasil na nova geopolítica. Dentro do cenário baiano, o secretário do Planejamento do estado, Walter Pinheiro, destacou a importância das pesquisas em tecnologia para a implantação de projetos de governo e também sobre o acesso da população à banda larga, tema que atualmente está em evidência, resultado, inclusive, de propostas encaminhadas nos debates de comunicação em todo o Brasil. Na oportunidade, o secretário informou que as capitais do país têm até o dia 31 de dezembro para disponibilizarem banda larga gratuita para a população.

O uso das Tecnologias Sociais (TS) para o desenvolvimento social das comunidades alimentou o debate na parte da tarde. Uma preocupação geral da plenária dizia respeito à manutenção dos Centros Digitais de Cidadania (CDC) implantados na Bahia. Os espaços são inseridos nas comunidades, garantindo às pessoas que residem no local acesso gratuito à internet, mas depois não têm como serem mantidos, pois não dispõem de nenhuma verba privada ou governamental. Durante a concretização das atividades, foi encaminhada como proposta a criação e adoção de uma cota por parte do governo para ajudar no custeamento dos centros.

A educação na Bahia ganhou destaque na conferência, que contou com a participação do secretário estadual, Osvaldo Barreto. A professora Dora Leal (UFBA) trouxe um panorama da Bahia em comparação a outros estados do país, evidenciando, através de dados, a importância do fomento a novas pesquisas e também para a criação de novos cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, como medidas para alavancar a posição baiana dentro do ranking nacional. Dora Leal também destacou a importância da criação de novos programas de pesquisa, como possibilidade de implementar ainda mais a produção científica brasileira, o que contribuiria significativamente para o desenvolvimento de novas tecnologias, evolução da ciência e aperfeiçoamento das ferramentas atualmente disponíveis a serviço da sociedade.

Os participantes aproveitaram a presença de especialistas e pesquisadores em diversas áreas da tecnologia, desenvolvimento urbano e ambiental, além da educação, e promoveram um espaço de debate acerca de questões polêmicas como desenvolvimento versus meio ambiente, tecnologia, democratização da comunicação e desenvolvimento social, dentre outras.

Como encaminhamento final da III Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, foram aprovadas as diversas propostas elaboradas pelos cinco grupos temáticos, as quais serão levadas à etapa regional e nacional da conferência. Dentre as proposições que mereceram destaque se encontra a inserção de conteúdo sobre as Tecnologias Sociais nas escolas como forma de garantir acesso educativo e de qualidade e a disponibilização gratuita de conhecimento produzido via financiamento público (projetos e editais, dentre outros).

Nenhum comentário:

Postar um comentário