domingo, 4 de abril de 2010

Por que David Andrade é um exemplo para todos os brasileiros?

Ele poderia usar como desculpa para desistir da luta uma série de fatores: seca, dificuldade no acesso à educação, problemas financeiros, falta de oportunidade de trabalho e até mesmo de apoio, dentre tantas outros. Mas optou por enfrentar todos estes obstáculos e fazer da região onde mora um lugar mais habitável, mais digno para a população.

Davi Andrade Santos, mais conhecido como David Andrade, é um jovem de 26 anos, morador do povoado do Cajueiro, cidade de Tucano, distante 256 km de Salvador. Agricultor familiar, desde a infância trabalhou na roça com os pais, Maria Andrade e João Ferreira, para ajudar no sustento da família. Preocupado com as condições de sobrevivência dos moradores do semiárido baiano, região que é caracterizada por longas secas e períodos de chuva escassos, iniciou sua militância nos movimentos sociais no Coletivo Municipal de Jovens de Tucano, organizando a juventude local para buscar melhores condições de vida. O trabalho envolvia, além de outras ações, mobilização política, conhecimento da realidade local do município, desenvolvimento rural sustentável, agronegócio e cooperativismo, participação da sociedade na criação de políticas públicas e educomunicação.

Alguns anos depois, assumiu a presidência da Associação Comunitária Clube 4-S Cajueiro, reconhecida como a associação mais antiga do município, realizando uma das melhores gestões da entidade. Depois da associação, David assumiu a presidência do Conselho de Desenvolvimento Municipal de Tucano (antigo FUMAC) e no cargo realizou grandes ações, dentre as quais se destaca a elaboração e aprovação de projetos que proporcionaram mais desenvolvimento e melhor condição de vida para as comunidades rurais.

David é uma dessas pessoas que bastam apenas alguns segundos ao seu lado para a vontade de mudar o mundo surgir com toda força. Livre de utopias, ele bota a mão na massa, literalmente. Conhece cada povoado, cada comunidade do município onde reside e para os quais presta vários tipos de assistência (gratuita), principalmente para os agricultores familiares, além de atuar na mobilização de outros municípios, ministrando atividades e capacitando tecnologicamente aqueles que utilizam a terra para o plantio de sobrevivência.

Desde que o poder de dissociação do capitalismo adentrou todas as esferas sociais, as comunidades mais longícuas e inacessíveis, plantando o individualismo e a ganância, voltar-se para o social e trabalhar por um bem comum tem se tornado uma prática cada vez mais em extinção. David, movido por um ideal humanitário, esquivando-se das garras afiadas do capitalismo nocivo, é um exemplo para todos os brasileiros que acreditam e lutam por um país melhor, que não permitem que as coisas materiais se sobressaiam diante da vontade de ver uma nação unida, com um sorriso de liberdade estampado no rosto.

Ciente da importância política na articulação do semiárido, em 2008 candidatou-se a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), não alcançando número suficiente de votos. Para quem pensou que ele desistiria, com uma possível decepção, enganou-se. Ele sabe que o amadurecimento político por parte dos eleitores vem com o tempo, principalmente na Bahia, onde durante muito tempo a política foi de exclusão e centralizava as ações apenas na capital; o interior era o mercado de compra e venda de votos. Hoje, ainda mais experiente, David tem viajado Bahia afora, fortalecendo parcerias, ampliando os conhecimentos e a rede de contatos com outros atores sociais, além de compartilhar experiências com outros modelos vitoriosos de desenvolvimento regional sustentável e contextualizado em outros estados.

Em 2009 iniciou o curso superior de Serviço Social, área em que já acumula vasta experiência, conquistada na luta diária com os movimentos sociais e na qual pretende continuar buscando novas possibilidades de desenvolvimento para o homem do campo, para a juventude tucanense e para os demais municípios do semiárido baiano.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo olhar sensível a realidade do homem do campo. É preciso ver o Brasil enquanto unidade, em que o desenvolvimento do meio rural repercute nos grandes centros de forma positiva, evitando o inchaço urbano, o excesso de desempregados e a favelização. Por outro lado, sua valorização também permite assegurar a alimentação do povo brasileiro através produção agrícola. Que o David possa ser um agente multiplicador do conhecimento em sua comunidade!!!

    ResponderExcluir
  2. Josesc, Legal os textos! Divulguei teu blog aqui:http://mukekadetamarindo.blogspot.com/2010/04/e-bahia.html
    Dá uma olhada depois!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia ele, legal saber como pessoas nem sempre se desviam para o lado ruim.

    ResponderExcluir
  4. PARABENS!
    Muito bom! bom mesmo, como ja conheço o David, nao mim espanto com tais preucupaçoes com sua cidade,povoados e municipios[..] e com o desenvolvimento dos mesmo.
    Que ele continui olhando dessa forma para o homem do compo, que concerteza sao bastante afetados no meio de tanta confusão, POLITICAMENTE falando.
    Que David seja sempri esse exemplo para sua comunidade!

    ResponderExcluir