quinta-feira, 1 de abril de 2010

Certidão de Nascimento

Prezado leitor

As coisas poderiam estar transitando em órbita normal, regular, mas não estão. Por onde quer que ande, encontrará infinitas controvérsias, desprezíveis. No entanto, a depender de como olhe, poderá encontrar casos dignos da apreciação humana.

Hoje, 1 de abril de 2010, nasce Retratos Avessos para mostrar a verdadeira face e também a outra cara de tantas histórias possíveis de serem encontradas pela Bahia e pelo Brasil. Nada por aqui é normal. O banal tem uma outra existência, um novo sentido, construído a partir de um modo diferente de olhar.

Retratos Avessos tem um lado, uma posição política e social. Já nasce com uma identidade. Preocupamo-nos com o desenvolvimento social, econômico e intelectual das pessoas. Defendemos a bandeira da democracia e, assim, assinamos embaixo das ações focadas nesse propósito. Estamos no campo e na cidade, na capital e no interior. Buscaremos o popular, o simples. Vislumbramos a possibilidade do debate sadio, a participação democrática da sociedade nos debates e na construção das políticas públicas e, finalmente, lutamos pela garantia dos direitos humanos, que são básicos.

A ideia de montar um espaço como este vem se inquietando na memória há algum tempo. Restava, talvez, um pouco de amadurecimento da metodologia a ser aplicada, as concepções a serem adotadas. As motivações vêm de todas as partes: viagens, leituras, trabalho, faculdade, amigos... Contudo, há um ser nesse mundo que, assim como eu, nunca se cansa de acreditar na possibilidade de construção de um mundo mais igual, mais humano. Por isso, sinto-me extremamente honrado em dedicar este trabalho a Lívia Fauaze, uma mulher de caráter, de personalidade inigualável, responsável por estimular a germinação dessa semente.

E para que essa semente cresça e produza bons frutos, o primeiro texto de Retratos Avessos traz uma rápida reflexão sobre o nosso lugar de olhar, muitas vezes preconceituoso e estigmatizado. Do lado de lá. Ou de cá mostra que a distância que separa ricos e pobres, negros e brancos poderia ser menor, a começar por um simples detalhe: o modo de olhar.

Espero que Retratos Avessos seja capaz de lhe proporcionar uma forma diferente de olhar as coisas, que ele possa contribuir para a construção de um novo mundo, melhor.

Josevaldo Campos, editor

3 comentários:

  1. Entre tantas coisas valiosas que temos nesse mundo, acreditar em um ideal e persegí-lo é uma delas, mas hoje em dia é para poucos. As vezes é preciso travar uma batalha para se despir dos valores impostos pela sociedade, ser autêntico e verdadeiro com as nossas crenças, mas é assim que deve ser! É assim que tem que ser. E eu continuarei por aqui, por perto! Quero continuar a fazer parte desta história. Quero que você faça parte da minha história, por que sei que compartilhamos muitos ideais e acreditamos que o Mundo pode ser sim melhor!

    Um grande abraço,

    Livia Fauaze
    Emocionada e Feliz

    ResponderExcluir
  2. Uma data interessante para estrear o blog.

    /verdade

    parabéns!

    vou seguir.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!
    JOSESC, parabéns pelo seu trabalho!!

    ResponderExcluir