terça-feira, 27 de abril de 2010

MST, Vale-Gás, Bolsa Família e a Falta de Conhecimento

Acabei de achegar no trabalho, atrasado, mas precisava escrever, desabafar.
Há mais ou menos oito dias cerca de 5 mil militantes do MST- Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – estão marchando de Feira de Santana para Salvador, 112 km. O objetivo é lembrar o massacre de 19 trabalhadores em Eldorado de Carajás (PA), ocorrido em 1996, e também para entregar ao INCRA e a Secretaria de Agricultura da Bahia suas reivindicações.

Pois bem, desde ontem, 26/04, pego alguns engarrafamentos na capital baiana com a chegada dos militantes. Nenhuma novidade, apenas algumas queixas banais dos passageiros, a cidade já anda um caos, parada. Hoje, no entanto, no ônibus, sentei-me à frente de uma jovem mulher, que me obrigou a sentar imediatamente diante desse computador e compartilhar com vocês, leitores, esse desabafo.

Ela, ao passar pela marcha do MST, começou a resmungar, chamando os militantes de “vagabundos”, “sem quifazer” e o mais que ela lembrou no momento. Fiquei decepcionado, porque eu esperava que ela fosse, no mínimo, capaz de fazer uma análise mais coerente, que justificasse, se não toda a sua opinião, os verbetes negativos. Nada! As coisas pioraram. Ela, do nada, começou a falar de Vale-Gás, Bolsa Família, Lula, Dilma, dizendo que estes programas só serviram para acomodar o povo... etc e tal! Ouvir aquilo foi o mesmo que estar assistindo ao Jornal Nacional e tantos outros programas que visam distorcer qualquer tentativa de ação positiva do governo para as classes mais carentes. Eu sabia que naquele momento eu tinha o dever de, nos minutos que me restavam para chegar ao meu ponto, tentar esclarecê-la, mostrar-lhe que o seu julgamento estava equivocado. Fui fraco. Calei-me diante do seu convicto desconhecimento. Preferi acreditar que ela nunca passou fome, nunca precisou de um metro quadrado de terra para plantar a única esperança de comer e não fazia ideia do que era pedir o botijão de gás do vizinho emprestado para terminar de cozinhar o feijão.

Desci triste do ônibus. Triste por ter ficado calado, triste por não entender por que as pessoas não procuram se informar, sair da posição de comentarista superficial, entender que há problemas sociais e que todos nós temos nossa parcela de culpa. Aquela mulher, visivelmente, não sabia o que significa a Reforma Agrária e não sabe quantas pessoas ainda passam fome no país. Ela certamente nunca visitou um assentamento na sua vida, desconhece os diversos projetos de agricultura familiar e ignora o trabalho do Movimento e a produção de alimentos que este é responsável. E o que é pior; ou melhor, deve estar se alimentando diariamente com produtos provenientes dos assentamentos.

Gostaria tanto que ela doasse só uma daquelas dóceis palavras direcionadas ao MST para os empresários da cidade onde ela mora, para os donos das empresas de ônibus, para a prefeitura, pois são estes que todos os dias a faz esperar, horas, calada, por um transporte ineficiente, caótico. Todos os dias, repito. E a marcha do MST é uma vez por ano!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pow belissimo texto!
    Mais é incrivel mesmo, como existe pessoas desinformada nesse mundo, nesse país enfim.
    Essa jovem mulher certamente mesmo nunca passou fome ou nenhuma necessidade acima citada, Jesus em que mundo estamos ?
    Pois bem, MST, Vale-Gás, Bolsa Família, são nessenciais sim! Conheço varias pessoa que desfrutam desses beneficios, e que arrumam um "jeito" de ganhar a vida de outra forma, pessoas acomodadas, essa é boa!
    Pessoas necessitadas, isso sim, a fome é um problemão no país, problemas esses que temos uma grande parcela de culpa como vc citou e quem gostaria de ficar em casa esperando Vale-Gás, Bolsa Família? Absurdo!
    Reforma Agraria embora lento ja tem demostrado bons resultados.
    E em relaçao a ter ficado calado, gostei tambem nao, rsrsrsrs.
    Tinha que ter dado uma aula pra essa jovem mulher, pra ver se ela acorda pra vida, mais tudo bem JOSESC na proxima ver se fala ta ?
    E eu ameii isso tudo!
    CONTINUA!

    ResponderExcluir